OFICINAS e PROJETOS SOCIAIS
Na sua trajetória profissional o Grupo Anima desenvolve no Brasil e
no exterior oficinas e concertos didáticos para crianças e adolescentes.
Entre os programas de cunho social já realizados podemos citar:
- Kennedy Center, Washington DC - dias 8 a 14 de outubro de
2001, foram realizados 10 concertos didáticos e 2 oficinas,
atendendo a um número elevado de crianças e jovens vindos das
escolas públicas da periferia de Washington, DC. Para esta
programação foi preparado e distribuído um “caderno didático”
(saiba mais em OFICINAS), que serviu de suporte didático para os
participantes, publicada pelo KENNEDY CENTER e elaborada em
parceria com o Grupo ANIMA.
- Great Valley Education Foundation, Philadelphia - dias 17 a
19 de outubro de 2001, foram realizados concertos didáticos em 7
escolas públicas do entorno de Philadelphia, com uma
participação de mais de 400 crianças por apresentação, nos
auditórios e ginásios dos colégios.
- Festival de Artes da Paraíba, João Pessoa - dias 01 a 06 de
junho de 2001 (concertos e oficinas). As oficinas possibilitavam
uma interação direta com as crianças e jovens estudantes da
Escola de Música da Paraíba, possibilitando trabalho com
percussão, canto, rabeca, viola brasileira, e instrumentos
antigos como o cravo e as flautas.
- Sala de Conciertos Luís Angel Arango, Bogotá, Colômbia – dia
17 de maio de 2002. O concertos didático atingiu um público
aproximado de 800 crianças e jovens, colombianos, vindos das
escolas públicas de Bogotá. Acompanhou o concerto uma "cartilha"
sobre a música tradicional brasileira, suas origens e histórias,
publicada pela Biblioteca Luís Angel Arango, e elaborada em
parceria com o Grupo ANIMA.
- “Prêmio Príncipe Claus”, Teatro Municipal de La Paz,
Bolívia - concertos: dias 14 e 15 de dezembro de 2002. A
programação constava de 12 dias de oficinas musicais na região
da Amazônia Boliviana, Beni, na cidade Jesuíta de San Ignácio de
Moxos. Foram atendidas 100 crianças e jovens da Escola de Música
mantida e organizada pela Congregação de Irmãs Ursulinas da
Espanha. As crianças foram preparadas para executarem no
concerto de entrega do Prêmio Príncipe Klaus da Casa Real
Holandesa, ao arquiteto Boliviano Marcelo Araúz, uma programação
contendo canções tradicionais locais e músicas das Missões
Jesuíticas encontradas na região de Chiquitos, escritas por
jesuítas e índios catequizados nos séculos XVII e XVIII . Todas
as crianças da Escola de Moxos participaram, no Teatro Municipal
de La Paz, de uma apresentação final conjuntamente com o grupo
Anima, promovendo o encontro das culturas tradicionais
brasileiras e bolivianas.
A PROPOSTA DE TRABALHO MUSICAL DO ANIMA
Observamos nas últimas décadas, no âmbito da música brasileira, a
redescoberta e a valorização cada vez maiores da cultura popular e em
especial da música de tradição oral . Instrumentos típicos da música
folclórica de diversas regiões brasileiras, tais como a rabeca e a
viola-brasielira, estão sendo vagarosamente retomados, não apenas como
depósitos de tradições em vias de esquecimento, mas como instrumentos
aptos a expressarem suas próprias qualidades timbrísticas, capazes
também de gerar novos estímulos estéticos. A recuperação desses
instrumentos e sua integração à música popular e à música de câmara
erudita, vem reforçar a importância das manifestações culturais
autóctones , relegadas a um plano inferior e excluídas do movimento
massificante e padronizador da chamada "indústria cultural". Por outro
lado, também, instrumentos outrora relegados a um segundo plano na vida
musical do Ocidente, ganharam nova força: o cravo, as violas-da-gamba,
as flautas-doce, alaúdes, fiddles, etc., saíram dos museus para os
palcos, revitalizando as práticas interpretativas da música medieval,
renascentista e barroca, formadoras do inconsciente musical ocidental.
O trabalho do grupo ANIMA caracteriza-se pela interposição das linguagens
popular e erudita, rural e urbana e pela sobreposição de estilos, do medieval ao
contemporâneo. Sendo a música brasileira uma mescla de diversas tradições
culturais que germinaram dentro da cultura ibérica, indígena e africana, como
início de uma estruturação histórica, o processo criativo do grupo consiste no
inventário e na recriação dos elementos musicais que compõem essa cultura, num
movimento anacrônico de performance dramático - musical.
Dentro deste contexto, o projeto procura utilizar fontes musicais tais como
canções, cantigas de amigo, romances, rondeaux, fandangos, etc., extraídas de
cancioneiros e coletâneas, tanto da tradição oral brasileira quanto antiga
européia ibérica, assim como das músicas da tradição sefardita, em uma releitura
com ênfase na musicalidade intrínseca de cada peça, gerando um produto de
qualidade puramente musical.
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