GISELA NOGUEIRA – viola de arame, violão

Teve o privilégio de ser orientada pelo Mestre Isaías Savio ainda no início de sua carreira.

A pesquisa e o estudo da música e do violão a levaram à Inglaterra para a especialização e posterior titulação de “Master of Music in Performance” pelo Royal Northern College of Music em convênio com The Victoria University of Manchester.

A convite de diversas Sociedades de Violão apresentou-se em tournée por toda a Inglaterra.

Devido à sua pesquisa sobre instrumentos da família do alaúde, participou das Óperas Gloriana de B. Britten e Giasonni de P. Cavalli no V Buxton Festival. 

Como resultado de seus estudos sobre a música antiga, especializou-se na técnica da Viola de Arame, a convite de Anna Maria Kieffer, para participar da documentação fonográfica da música brasileira dos séculos XVIII e XIX.

Em sua produção discográfica constam os títulos: Cantares D’Aquém e D’Além Mar com a cantora Luiza Sawaya, Viagem pelo Brasil (selo Eldorado) e Marília de Dirceu com Anna Maria Kieffer e Edelton Gloeden, Tocata Brasileira para Pinho e Arame em parceria com o violonista Gustavo Costa e Na Trilha do Novo Mundo com o grupo Carmina de Música Antiga.

Foi solista da Orquestra de Câmara da UNESP sob regência do Maestro Achille Picchi interpretando as Três Danzas Concertantes de Leo Brower para Violão e Orquestra de Cordas. Realizou trabalho como violonista junto ao Grupo de Câmara do Coral Paulistano do Teatro Municipal de São Paulo em homenagem a Garcia Lorca. Atua no ensino da música no Brasil como Professora do Departamento de Música do Instituto de Artes da UNESP e Coordenadora do Conselho dos Cursos de Música da UNESP. É Doutora em Ciências da Comunicação pela ECA-USP.