07. Estampie "Ghaetta"

anôn., séc. XIV / anon., 14th century

Provavelmente um gênero de dança, as estampies podem ser polifônicas ou monofônicas, como a Estampie “Ghaetta”, encontrada numa fonte francesa do séc. XIV, LBM add 20087. A similaridade com a música árabe, em que a linha melódica é dobrada por vários instrumentos, com intersecções improvisadas e virtuosísticas de cada instrumento, pode ser um indicador de suas origens e uma bússola para nossa interpretação. A notação musical das estampies reflete mais o momento de uma música essencialmente improvisada do que a consolidação de uma composição musical rigorosamente estruturada.

Probably a type of dance, the estampies can be either polyphonic or monophonic, such as the Estampie “Ghaetta”, found in a French source of the 14th century, LBM add 20087. The similarity to Arabic music, in which the melody is played by various instruments, with improvised and virtuous intersections by each one, can indicate its origins and also be a guideline for our interpretation. The musical notation of the estampies reflects the moment of an essentially improvised music, rather than a consolidation of a rigorously structured musical composition.

Dalga Larrondo: zarb
Luiz Fiaminghi: rabeca 1 / fiddle 1
Patricia Gatti: cravo / harpsichord
Ricardo Matsuda: viola brasileira 2 / Brazilian ten-string guitar 2
Valeria Bittar: flauta-doce 3 e “con voce” / recorder 3 and “con voce”