02. O FRONDENS VIRGA

Hildegard von Bingen (1098-1179), antífona in Symphonia harmoniae caelestium revelationum
Hildegard von Bingen (1098-1179), antiphon in Symphonia harmoniae caelestium revelationum

Dando continuidade à primeira parte do roteiro musical Donzela Guerreira, instigados pelos atributos da donzela de visionária, sábia e virgem, escolhemos a antífona O Fron- dens Virga (Ó Ramo Frondoso) da Sibila do Reno, Hildegard von Bingen. Hildegard teve sua vida inteiramente marcada pelas visões do universo, da criação e da transcendência. Criada desde cedo em um mosteiro às margens do Reno, na idade adulta dá vazão às suas visões por meio de trabalhos sobre Òteologia cósmicaÓ (Scivias), medicina (Causae et Curae) e composições musicais. Dentre estas, Symphonia harmoniae caelestium revelationum que contém sequências e antífonas (O Frondens Virga Ð faixa 2), hinos, responsórios (Ave Maria Ð faixa 6) e o drama musical Ordo Virtutum; são obras consideradas dos primeiros legados musicais escritos de autoria feminina. Segundo o medievalista e cantor Fernando Carvalha- es, o drama ÒOrdo Virtutum (Auto das Virtudes) é o primeiro auto de moralidade que se tem notícia; apresenta, por meio de diálogos poético-musicais, a batalha travada entre 16 virtudes em busca da alma (Anima) e o demônio. O texto é de teor altamente místico. As imagens ví- vidas dos poemas são acompanhadas por uma música de estilo improvisatório, rapsódico, que emprega fórmulas melódicas estruturadas de maneira estranha aos padrões da linguagem modal da época; há, por exemplo, constantes mudanças de modos, inclusive nas terminaçõesÓ (DUAR- TE CARVALHAES, 2006). Inspirados nas possibilidades de improvisação de O Frondens Virga, construímos a linha da flauta sob a melodia da voz. Lançando mão de metáforas, o texto de Hildegard dirige-se à Vigem Ð comparada a um ramo frondoso Òque em sua nobre- za é como a aurora ao despontarÓ Ð rogando-lhe que nos livre dos hábitos perniciosos e nos eleve. Hildegard von Bingen manteve intensa correspondência com teólogos, papas e reis, o que a colocou em uma posição diferenciada entre as religiosas de seu tempo, chegando a fundar um outro mosteiro (St. Giselbert). Em sua obra no campo das ciências espirituais e naturais, a monja visionária sustenta que o mais alto patamar da vida espiritual é alcançado através da virgindade. Mesmo assim, escreve profusamente sobre a vida secular, inclusive sobre a maternidade, e é a primeira mulher a registrar uma espécie de tratado sobre a se- xualidade feminina.

Continuing on from the first part of the Warrior Maiden musical script, inspired by the maid- enÕs attributes as a visionary, wise woman and virgin, we chose the antiphon O Frondens Virga (O Leafy Branch) from the Sybil of the Rhein, Hildegard von Bingen. Hildegard had her life marked entirely by visions of the universe, creation and transcendence. Brought up from an early age in a convent on the banks of the Rhein, she found an outlet for her visions in adult life through works about Òcosmic theologyÓ (Scivias), medicine (Causae et Curae) and musical compositions, among them Symphonia harmoniae caelestium revelationum containing sequences and antiphons (O Frondens Virga Ð track 2), hymns, responses (Ave Maria Ð track 6) and the musical drama Ordo Virtutum; these works are considered to be among the first examples of written music by a woman composer. According to the medievalist and singer Fernando Car- valhaes, the ÒÔOrdo VirtutumÕ drama is the first morality play that we know of; it shows, by means of poetic-musical dialogues, the battle waged among 16 virtues in search of the soul (Anima) and the devil. The text is highly mystical. The vivid images of the poems are accompanied by music of an improvisational, rhapsodic style, which uses melodic formulae structured in a different way to the standard modal language of the time; there are, for example, constant changes in modes, including in the endingsÓ (DUARTE CARVALHAES, 2006). Inspired by the possibilities of improvisa- tion of O Frondens Virga, we constructed a recorder line under the voice melody. With the use of metaphors, HildegardÕs text addresses the Virgin Ð compared to a leafy branch Òwho in her nobility is like the breaking dawnÓ Ð begging her to rid us of our sinful ways and to raise us up. Hildegard von Bingen carried on an intense correspondence with theologians, popes and kings, which gave her a unique position among the nuns of her time; she even founded another convent (St. Giselbert). In her works in the field of spiritual and natural sciences, the visionary nun claimed that the highest level of spiritual life is achieved through virginity. However, she wrote profusely about secular life, including motherhood, and she is the first woman to write a kind of treatise on female sexuality.

Valeria Bittar

O frondens virga,
In tua nobilitate stans
Sicut aurora procedit.
Nunc gaude et laetare
Et nos debiles dignare
A mala consuetudine liberare,
Atque manum tuam porrige
Ad errigendum nos.


Marília Vargas: soprano
Valeria Bittar: flauta-doce tenor/ tenor recorder
Arranjo/ arrangement: Marília Vargas, Valeria Bittar.