10. Que He o Que Vejo

anon., sec. XVI

Canção portuguesa contida no Cancioneiro Musical d’Elvas. Em uma introdução livre, justapomos à melodia o ritmo de um rasqueado: referência às heranças ibéricas comumente encontradas na música do Centro-Oeste e Sul do Brasil e seus vizinhos. O Cancioneiro d’Elvas tem parte de sua temática centrada no amor não correspondido ou impossível de se concretizar, que se resume no primeiro verso desta canção: “Que é o que vejo, senhora em vos ver que me faz morrer d'amor e desejo...”

Portuguese song included in the collection Cancioneiro Musical d’Elvas. A free introduction contrasts the melody with the rhythm of a rasqueado, evoking the Iberian heritage of the music of the Mid-West and South of Brazil and its neighbours. One of the main themes in the Cancioneiro d’Elvas is estranged or impossible love, summarised in the first verse of this song: “What is it I see in thou, my Lady, but makes me die of love and desire...”

Que he o que vejo, Senhora em vos ver, Que me faz morrer D’amor e desejo. Que me faz morrer D’amor e desejo. Minhas esperanças Todas se ausentam, Assim m’atormentam Vossas esquivanças.
Dalga Larrondo: zarb
Isa Taube: voz / voice
Luiz Fiaminghi: rabeca (2) / fiddle (2)
Patricia Gatti: cravo / harpsichord
Paulo Freire: viola (2) / guitar (2)
Valeria Bittar: flauta (2) / recorder (2)