01. Santidade - Mundano

tradição oral brasileira / Brazilian oral tradition, Minas Gerais - Ricardo Matsuda (1965)

Santidade foi recolhida pelo etnomusicólogo Marcelo Manzatti na festa de Santo Antônio da Serra das Araras, a mais tradicional da região do rio Urucuia, norte de Minas Gerais. Esta gravação (disc. 1) com o cego cantador Aurelino Pereira de Lacerda, que canta e toca sanfona de 8 baixos com uma riqueza rítmica de fazer inveja aos melhores improvisadores da música contemporânea, inspirou o violeiro Ricardo Matsuda a compor Mundano, costurando-a com a medievalidade de cantos de mendicância perdidos nas algaravias de nossas feiras.

Deus lhe pague a tua esmola Que me deu com alegria Te conserve a luz dos olhos Senhora Santa Luzia Deus te dê saúde e sorte Com sua nobre famía Esse daqui já me deu ‘Tá fartano os outro agora Deus abra as porta do céu Pra quem me deu a tua esmola Quem te paga não sô eu É Deus e Nossa Senhora Romeiro que vai s’embora Deus te leve em bom caminh’ Deus te dê boa viage E dê lembrança a teus filhinh’ Quando fô no outro ano Traga um presente pra mim Meu patrão da caridade De mim, tenha compaixão Peço pelo amor de Deus Da Virgem da Conceição Ô, moço, me dê uma esmola Se tivé, num negue, não Quem nunca pediu a esmola Peça a Deus pra não pedi Para não sofrê no mundo O tanto que eu sofro aqui Ô patrão, me dê uma esmola Num repare o meu pedido
Dalga Larrondo: zarb
Isa Taube: voz e rabeca 2 / voice and Brazilian fiddle 2
Luiz Fiaminghi: rabeca 1 / Brazilian fiddle 1
Patricia Gatti: cravo / harpsichord
Ricardo Matsuda: viola / Brazilian 10-string guitar
Valeria Bittar: flauta-doce 3 / recorder 3

adaptação: Ricardo Matsuda
arranjo / arrangement: Grupo ANIMA