13. Chominciamento di Gioia - Aboio

anônimo, séc. XIV / anon. 14th. century - tradição oral brasileira / Brazilian oral traditional

Esta Estampie de acentuado virtuosismo instrumental (bibl. 2) (disc. 7)  é um exemplo dos primórdios da notação da música instrumental, quando o caráter improvisatório das melodias era mantido através da repetição irregular dos períodos melódicos. O aboio inserido nessa Estampie foi extraído da pesquisa realizada por Samuel Araújo e Ana Cristina Nóbrega sobre o Cavalo Marinho da Paraíba de Mestre Gasosa, no bairro de Bayeaux, João Pessoa, Paraíba (NÓBREGA: 2000, p. 135).

Eu avistei o rei na corte, errê! E a rainha na janela Ela estava na cozinha, eia, errê! Fazendo o mandado dela Errê! Touro pintadinho E ô, boi ô, êta ê, ê, ô, ô, touro manso Ô, boi, ô.
Dalga Larrondo: bombo criollo e baquetas de flamboyant / criollo´s drum and flamboyant sticks
Isa Taube: voz / voice
Luiz Fiaminghi: rabeca brasileira 3 / Brazilian fiddle 3
Ricardo Matsuda: viola brasileira / Brazilian 10-string guitar
Valeria Bittar: flautas-doce 3 e 5 (como doppio) / recorders 3 and 5 (as doppio)

arranjo / arrangement: Grupo ANIMA