18. Beira-Mar

tradição oral brasileira / Brazilian oral tradition, Minas Gerais

A TERCEIRA BEIRA-MARGEM DO RIO 

Homenagem a João Guimarães Rosa

“Sem alegria nem cuidado, nosso pai encalçou o chapéu e decidiu um adeus para a gente. Nem falou outras palavras, não pegou matula e trouxa, não fez a alguma recomendação (...) entrou na canoa e desamarrou, pelo remar. E a canoa saiu se indo – a sombra dela por igual, feito um jacaré, comprida longa. Nosso pai não voltou. Ele não tinha ido a nenhuma parte. Só executava a invenção de se permanecer naqueles espaços do rio, de meio a meio, sempre dentro da canoa, para dela não saltar, nunca mais”. (ROSA, 1988, p. 32-33)

Beira mar, beira mar novo, fui só eu é que cantei: ó beira mar, adeus dona, adeus riacho de areia. Adeus, adeus, toma adeus, eu já vou m’embora, eu morava no fundo d’água e não sei quando voltarei; eu sou canoeiro. Eu não moro mais aqui, nem aqui quero morar; ó beira mar, adeus dona, adeus riacho de areia. Vou descendo rio abaixo numa canoa furada, ó beira mar, adeus dona, adeus riacho de areia. Rio abaixo, rio acima, tudo isso já andei, ó beira mar, adeus dona, adeus riacho de areia. Procurando amor de longe, que de perto já deixei, ó beira mar, adeus dona, adeus riacho de areia.
Dalga Larrondo: bendir
Isa Taube: voz / voice
Luiz Fiaminghi: rabeca brasileira 1 / Brazilian fiddle 1
Patricia Gatti: cravo / harpsichord
Ricardo Matsuda: viola brasileira / Brazilian 10-string guitar
Valeria Bittar: flauta-doce 5 / recorder 5

arranjo / arrangement: Ricardo Matsuda