Hugo Pieri

Ogã LEANDRO PEREZ – percussão afro-brasileira e canto (artista convidado MAR ANTERIOR e IMAGINÁRIO SONORO BRASILEIRO – ANIMA 30 ANOS)


Músico e ator, o ogã Leandro Perez especializou-se como percussionista, trabalhando a musicalidade e suas interfaces no treinamento do ator.
Pesquisador da cultura popular brasileira, especificamente a afro-brasileira é professor de percussão, capoeira e teatro. Há mais de dez anos é ogã (tocador de atabaques) no Terreiro de Umbanda e Candomblé Tenda de Umbanda Caboclo Vira-Mundo e Caboclo Treme-Terra, na zona norte de São Paulo.
Como ator é palhaço, graduado no curso de Licenciatura em Arte-Teatro pelo IA - UNESP - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, com a monografia O ogã-de-teatro: O(s) trânsito(s) entre a prática artística e a religiosa.

Estudou a percussão Malinkê, originária do Oeste da África. Desenvolve pesquisa voltada para a música popular brasileira, especialmente de manifestações populares, como o Candomblé, Umbanda, Bumba meu Boi, Jongo, Capoeira, Samba de roda e Congadas.
Participou de diversos projetos de pesquisa e iniciação científica envolvendo a percussão, a capoeira, as danças afro-brasileiras e o jogo teatral. Integra ativamente o grupo de estudos e de investigações interdisciplinares em teatro, dança e música Grupo Terreiro de Investigações Cênicas: Teatro, Ritual, Brincadeiras e Vadiagens.
Como ator, palhaço, músico e diretor musical, participa de espetáculos junto às companhias teatrais e de dança Nave Gris Cia. Cênica (companhia de dança negra contemporânea), com quem trabalha desde 2013 e o Coletivo Desvelo desde 2014.

Atua como arte-educador em diversos projetos, oficinas e cursos que envolvem as culturas de
matrizes africanas no Brasil.