MARÍLIA VARGAS - soprano

Aos 12 anos a paranaense Marília Vargas iniciou os estudos de canto com Neyde Thomas. Nessa época debutou no Teatro Guaíra (Curitiba) como o pastorzinho, na Tosca. Deu continuidade aos estudos na Suíça, onde obteve em 2001 o Solisten Diplom na Schola Cantorum Basiliensis. Teve aulas com Christoph Prégardien no Conservatório de Zurique, onde concluiu seu Konzert Diplom em Lied e Oratório em 2005, laureada 'summa cum laude'.  Freqüentou masterclasses com Montserrat Figueras e Silvana Bartoli Bazzoni. Premiada nos concursos: II Concurso Internacional de Canto Bidú Sayão e VI Concurso Brasileiro de Canto Maria Callas. Em 2002, recebeu uma bolsa de estudos da fundação suíça Friedl Wald e, dois anos depois foi premiada pela Margherite Meyer Stiftung (Fundação Margherite Meyer).

Apresentou-se com diversas orquestras, entre as quais Aargauer Symphonie, Orchestra of the Age of Enlightenment, Sinfônica do Paraná, Camerata Antiqua de Curitiba, Petrobras Sinfônica, Sinfônica de Minas Gerais e Orquestra de Câmara de Zurique; como solista em conjuntos de música antiga como La Capella Reial de Catalunya (direção de Jordi Savall) e Le Parlement de Musique; e em teatros como o Theater Basel, Stadt Casino Bern, Tonhalle Zürich (Suíça); Wiener Konzerthaus (Áustria); Theatro Municipal (RJ), Sala São Paulo; Palácio das Artes (MG); Auditorium de Dijon e Arsenal Metz (França); Berliner Konzerthaus (Alemanha); Auditorium e Gran Teatro del Liceo (Barcelona). Realizou inúmeras gravações para rádio e televisão européias, além de ter sua participação em diversos CDs.  

Professora convidada de importantes festivais de música e universidades do Brasil. Apresentou-se no concerto de abertura do Ano Brasil-França (2005) e na Embaixada do Brasil em Roma (2007). Em 2008 lançará seu CD de Canções Paranaenses.